Decorreu no Sábado 18/12/2021 a visita guiada pelo Núcleo de Arqueologia da Câmara Municipal de Oeiras, pedida pela Associação Evoluir Oeiras, ao Povoado Pré-histórico de Leceia. Agradecemos muito ao Dr. Bernardo Ferreira a forma entusiasta com que explicou o local a mais de 2 dezenas de presentes.
A Associação Evoluir Oeiras não compreende o facto da CMO não ter um espaço desta importância histórica e cultural aberto ao público diariamente, propondo à autarquia que avance rapidamente para a alteração desta situação. Trata-se de um município que gasta mais de 300.00EUR numa intervenção numa rotunda, mais de 600.000EUR num obelisco ou 11.7M.EUR num “Templo da Água” e que não tem meios para proporcionar visitas permanentes a este espaço.
Da mesma forma, vamos bater-nos pela musealização deste povoamento, com um centro de interpretação e circuitos capazes de serem interpretados pelos visitantes de forma autónoma. Só com um gosto e respeito pelo seu património cultural, será possível ambicionar ser Capital Europeia da Cultura.