Ontem, dia 17 de Julho, a cabeça de lista indicada pela Evoluir Oeiras – Associação, Carla Castelo acompanhada do cabeça de lista à União de Freguesia de Carnaxide e Queijas, José Araújo, visitaram um troço da proposta VLN (Via Longitudinal Norte) no seu ramal de acesso um bairro residencial.
Os moradores propuseram um pequeno parque urbano aproveitando o facto de estar junto a duas escolas e num bairro até agora tranquilo. O projeto, que foi um dos grandes vencedores da primeira fase de votação do Orçamento Participativo com aproximadamente 2.000 votos, é agora alvo de tentativa de desclassificação pela Câmara Municipal por “estar prevista uma estrada”, o que a confirmar-se vai juntar este projeto a uma lista vasta de projetos vencedores enviados para a “gaveta”.
A Coligação Evoluir Oeiras solidariza-se ainda com a estupefação dos moradores de verem uma estrada, que ninguém no bairro vê como útil, devassar-lhes o bairro e colocando em risco a segurança dos peões, desrespeitando os níveis de ruído legalmente admissíveis em áreas habitacionais e trazendo o fantasma do perigo rodoviário para as crianças que se deslocam para as escolas.
Depois da VLS pretender desfigurar bairros e passar paredes meias com um centro de cuidados continuados, a VLN está já a trilhar o mesmo caminho.

A Coligação Evoluir Oeiras denuncia ainda todo o traçado da VLN que, como se verifica na imagem abaixo retirada do PDM em vigor, configura uma permanente violação da Reserva Ecológica Nacional, Reserva Agrícola Nacional e Manchas protegidas de vegetação de sobreiros, em mais um episódio de um executivo que vê no alcatrão e no betão a sua motivação de governação, em contraciclo com as necessidades dos residentes. Note-se que esta área de Queijas é servida, a nível de transportes públicos, apenas pelo COMBUS a cada 90 minutos, tendo ainda carências graves ao nível de passeios seguros e de zonas verdes.
A Coligação Evoluir Oeiras vai questionar a CCDR-LVT e a APA sobre o processo em causa, dada a gravidade das situações em presença