Farol da Mama rodeado de construção

Um marco que parece um foguetão e afinal é um Farol

Sobre o Farol da Mama de Carnaxide

O Marco Geodésico de Carnaxide (nome pelo qual também é conhecido) é afinal um farol instalado num marco geodésico e integra o património inestimável iniciado por volta do sec. XVI, da Direção de Faróis(1).

As condições de navegabilidade e segurança oferecidas pelo estuário do Tejo favoreceram desde sempre a presença humana na região e os vestígios mais antigos datam da pré-história. No século XII AC, os Fenícios terão estabelecido um porto comercial na margem norte do Tejo, tal era o interesse geopolítico de Lisboa, sempre reconhecido pelos povos que se seguiram. Já no século XI, com a reorganização interna da Europa e o movimento das Cruzadas, todo o tráfego comercial e não só, teve um aumento exponencial.

Sabendo da importância estratégica de Lisboa, D. Afonso Henriques dirigiu o seu movimento expansionista para sul, dominando toda a costa portuguesa para a conquista de Lisboa, fundamental ao domínio do estuário do Tejo e, já então, era um porto natural de grandes dimensões. Os métodos de navegação do século XII evoluem bastante, introduz-se a bússola como auxiliar da navegação e o leme de cadaste que trouxe maior estabilidade e maneabilidade às embarcações. Constroem-se navios de maior dimensão e maior capacidade de carga. Lisboa afirma-se como escala obrigatória para todos os navios em trânsito pela costa portuguesa.

Desde cedo que mareantes e pescadores de Lisboa a Cascais se familiarizaram com a barra do Tejo, através da observação continuada das leis naturais do ciclo das marés, conheciam o sentido das correntes, o regime dos ventos, o movimento das areias, a natureza dos fundos e como conduzir as suas embarcações pelos canais de navegação. É de 1607 que se conhece o primeiro registo do ponto de referência hoje conhecido por monte da “Mama” de Carnaxide(2), na “Planta de la Barra de Lisboa”. Então crê-se que já teria sido construído um edifício em forma de seio, de modo a que fosse vista da entrada da barra. Contudo, acredita-se que já antes houvesse ali uma referência à navegação em épocas anteriores.

1607: Planta de la Barra de Lisboa, de Leonardo Turriano
1607: Planta de la Barra de Lisboa, de Leonardo Turriano (3)

Em 1712, Manoel Pimentel, cosmógrafo-mor e mestre de Geografia e Náutica do Príncipe D. José, advertiu que as balizas terrestres que referenciavam os enfiamentos dos canais da barra do Tejo, como a elevação onde se encontra hoje o farol da “Mama” de Carnaxide, serviam “somente para quem tiver muito conhecimento dos sítios, os quaes não se podem declarar por escrito“. Identificou assim a urgência em cartografar a Barra do Tejo.

O farol da marca da Mama ou Mama Sul é um farol português, localizado na Serra de Carnaxide, concelho de Oeiras, a cerca de 4 km a NE (nordeste) do Farol do Esteiro. O farol da marca da Mama consiste num monumento branco com três pés, tendo na plataforma a 10 metros de altura uma lanterna, unido ao marco e está em pleno funcionamento, sendo um assinalamento de referência no enfiamento da entrada da Barra de Lisboa, juntamente com o Farol da Gibalta e o Farol do Esteiro.

Representação esquemática das barras para orientação dos navios, à entrada do Porto de Lisboa, e dos faróis que definem o alinhamento dessas barras
Representação esquemática das barras para orientação dos navios, à entrada do Porto de Lisboa, e dos faróis que definem o alinhamento dessas barras (4)

O Marco da Mama existe desde 1857 e era inicialmente cego, sendo a marca posterior da Barra Sul do Porto de Lisboa. Foi iluminada em 1995 com uma lanterna direcional Tideland RL 355 e tem o alcance atual de 21 milhas.

O seu aspeto deve-se ao facto de a grande maioria dos assinalamentos marítimos (faróis, farolins, bóias, balizas) apresentarem cores, listas, formas ou padrões que conferem a “conspicuidade da estrutura” para que ela seja vista de forma mais fácil ao longe.

Não temos dúvidas que o farol de Carnaxide faz parte do sistema de balizagem de um dos principais canais de navegação do Estuário do Tejo, o Canal da Barra Sul. Conforme se pode ler no Regulamento da Autoridade Portuária de Lisboa(5) “Balizagem: o eixo deste canal é definido pelo enfiamento dos faróis da Gibalta e Esteiro com a marca da Mama Sul” e tem uma importante função para a navegação marítima.

Farol da Mama de Carnaxide rodeado de urbanização em construção
Farol da Mama de Carnaxide rodeado de urbanização em construção

Para adaptar o histórico farol à maciça destruição que está a ser perpetrada por toda a Serra de Carnaxide, em Outubro de 2010 o Farol da Marca da Mama foi apagado, retirado todo o seu equipamento luminoso, a torre foi intervencionada e elevada em 14 metros a partir da plataforma onde estavam montados os equipamentos, uma vez que a sua visibilidade está comprometida pelo desastroso Plano de Urbanização do Parque Suburbano da Serra de Carnaxide(6). Não se compreende que tenham sido permitidas construções de edifícios altos nas imediações onde já podemos encontrar “Excelentes apartamentos T1 + 1 | T2 | T3 com 90m2 a 145m2 úteis, localizado junto ao Farol da Mama, em Carnaxide”.

Referências Bibliográficas

Direção da Autoridade Marítima Nacional

«Mama Sul». NGA List of Lights – Pub. 113 – Aid No. 3414 (em inglês). NGA – National Geospatial-Intelligence Agency. 26 de setembro de 2009.

«Farol da Barra de Lisboa». Revista da Armada. Marinha de Guerra Portuguesa. Abril de 2006.

Gazeta de Miraflores, http://gazetademiraflores.blogspot.com/2015/06/o-farol-da-mama-de-carnaxide-marca-da.html

Diário de Bordo, O mistério do foguetão de Carnaxide: https://mtfoliveira.blogspot.com/2012/06/o-misterio-do-foguetao-de-carnaxide.html

(1) https://www.amn.pt/DF/Paginas/Farois.aspx

(2) Planta de la Barra de Lisboa”, de Leonardo Turriano, escala 100 braças. In “Discurso de Leonardo Turriano sobre limpiar la Barra del Texo y otras barras de otros rios”

(3) Edifício construído (finais séc.XVI/ início séc. XVII) para assinalar a elevação que já antes marcava a rota de entrada no Tejo e o Canal da Barra Sul. A Rota do canal da Barra Sul, devidamente assinalada e enquadrada com o farol da Mama de Carnaxide.

(4) DIARIO DE BORDO – por aqui, por ali e mais além. https://mtfoliveira.blogspot.com/2012/06/o-misterio-do-foguetao-de-carnaxide.html – último acesso a 31 de Março de 2021

(5) Regulamento de Autoridade Portuária da APL, S.A https://www.portodelisboa.pt/documents/20121/88081/Regulamento_de_Autoridade_Portu%C3%A1ria_da_APL.pdf/92b1ebf2-6d81-efa2-c9a1-ee63a1336105?t=1600026114650 , pagina 74 – último acesso em 13 de Março de 2021

(6) https://www.cm-oeiras.pt/pt/municipio/transparencia-municipal/urbanismo/ordenamento-do-territorio/planos-de-urbanismo – último acesso a 31 de Março de 2021