Esta quarta-feira, dia 2 de junho, a Conversa Evoluir Oeiras será dedicada ao tema “Ruas para as Crianças”. São nossos convidados:
Yetta Aguado
Mãe. Arquiteta com 10 anos de atividade em gestão, comunicação e produção de projetos socio-culturais. Desde 2019 combina a sua atividade profissional com ativismo climático e pela mobilidade sustentável, assim como outros movimentos ambientais da sociedade civil (Madres por el Clima, Revuelta Escolar, Plataforma en Defensa de Madrid Central…).
Fernando Moital
Com formação em Agronomia e em ensino (1º Ciclo), é atualmente coordenador pedagógico do Além Risco (projeto EEA Grants que tem como objetivo a plantação de mais 50.000 árvores no distrito de Évora). Tem como áreas de interesse: a participação cidadã que inclua também as crianças, a mobilidade, o ambiente e a sub-comunidade compulsivamente nómada do Alentejo.
Eunice Castro Seixas
Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Mestre em Psicologia Social pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Licenciada em Psicologia da Saúde pela mesma instituição. Atualmente, vive em Sesimbra e é investigadora no Centro de Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS), Investigação em Ciências Sociais e de Gestão (CSG) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. Coordena o projeto CRiCity – “As crianças e o seu direito à cidade: Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Para além duma vasta experiência em investigação, com publicações nacionais e internacionais, Eunice Castro Seixas trabalhou como psicóloga escolar, psicóloga clínica e na docência, designadamente como assistente na Universidade Fernando Pessoa no Porto (entre 2004 e 2006) e mais recentemente, como assistente convidada, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (entre 1 de Outubro de 2018 e 31 de Agosto de 2019).
A sessão será moderada por Bernardo Campos Pereira
Lisboa 1970, vive em Oeiras há 15 anos, com a mulher e cinco filhos. Cresceu na Parede, Toronto e Montreal, no Canadá. Arquiteto desde 1996 pela Universidade de Waterloo, atualmente a realizar o Doutoramento em Políticas Públicas urbanas pela Universidade de Aveiro.
Projetista de vários planos, projetos e assessoria técnica, com cada vez mais intervenções no espaço público, particularmente desde 2007, mobilidade urbana e implementação de políticas de mobilidade ativa em várias localidades. Coautor das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Oeiras 2014 e 2019 por uma Ciclovia na Marginal e uma Ciclovia Algés-Alfragide, e a proposta a concurso Ciclovia Lombos Norte – Estação e Vila de Oeiras – Paço de Arcos. Cofundador do movimento e associação Evoluir Oeiras.
Como habitualmente, poderá assistir à conversa no nosso canal YouTube ou na nossa página de Facebook. Em alternativa, também pode assistir na janela de vídeo que se segue.