Isaltino Morais e Joana Baptista continuam a descartar-se de responsabilidades nos desastres da baixa de Algés, referindo que as águas vêm todas do concelho da Amadora e que a Agência Portuguesa do Ambiente é que tem a responsabilidade de gestão. É falso e os factos são claros:

🤷‍♂️ A narrativa de que as cheias de Algés foram casos isolados e de que as responsabilidades se devem “à água que vem dos outros concelhos” não colhe, num concelho que está a impermeabilizar a ritmo elevado, através de várias urbanizações, algumas com amplo enquadramento e suporte do executivo e alguns até de iniciativa municipal, a montante de Algés e que se estendem pela bacia desta ribeira. Desde o Alto de Carnaxide e Alto da Montanha, passando pelo Parque dos Cisnes em Miraflores e recente edifício do WTC Lisboa, entre outras, a pressão sobre os coletores a jusante é enorme e está a aumentar. No entanto:

🎯 1/3 da bacia é no concelho de Oeiras e apenas uma pequena parte no Concelho da Amadora. A área de Lisboa refere-se quase em exclusivo ao Parque Florestal de Monsanto, um espaço não construído e densamente florestado.

🎯 A Lei da Água é clara quanto à responsabilidade dos municípios nas situações de atravessamento de aglomerados urbanos: https://apambiente.pt/…/limpeza-e-desobstrucao-de…

👀 Assim, a água continua a fazer estragos em Algés, seguindo o curso natural da sua ribeira no subsolo. Presume-se que com maior impermeabilização, haja mais escorrências.

👉 Tudo isto preocupa-nos e deve ser esclarecido, para segurança dos Algesinos.

🎯 O excesso de construção tem custos e todos vamos pagá-lo mais cedo ou mais tarde em dispendiosas obras de correção hidráulica.

Para protestar contra esta postura empedernida e cega do Municipio de Oeiras, no Sábado, 2 de Dezembro, em Algés às 11h, decorreu uma concentração convocada por grupos de cidadãos locais, em resposta à preocupação por todos os recentes acontecimentos:

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/homem-cai-em-cratera-em-alges-veja-as-imagens

imagem: Adaptada de: https://upload.wikimedia.org/…/Bacia_Ribeira_de_Alg%C3…

fotografia: Evoluir Oeiras