perguntas frequentes
Como se formou o movimento Evoluir Oeiras?
Partiu de uma ideia de um grupo de cidadãos que se reuniu tendo em vista mudar o rumo de desenvolvimento do concelho. Seguiu-se um processo tendo em vista agregar um conjunto cada vez mais alargado e diversificado de pessoas para dar forma à iniciativa.
Os primeiros encontros aconteceram em meados de 2020, tendo o movimento sido lançado publicamente no dia 13 de janeiro de 2021. Desde então este grupo tem dedicado o seu tempo à construção de uma proposta mobilizadora. Em 19 de Maio de 2021 constituímo-nos como associação, aberta a todos os cidadãos e cidadãs com uma ligação a Oeiras.
São um movimento de cidadania?
Sim. Somos uma associação sem fins lucrativos legalmente constituída que alberga pessoas das mais variadas orientações, credos e opções políticas. Desde a origem, o nosso trabalho é inteiramente motivado por deveres de cidadania. Muitos de nós têm raízes noutros movimentos e coletivos de cidadania, o que torna a nossa base verdadeiramente alargada.
São um movimento independente?
Sim. Não existe, nem nunca existiu, nenhuma outra força, nem partidária nem financeira, envolvida no nosso trabalho. Os recursos humanos dedicados ao movimento são e sempre foram inteiramente voluntários e pro bono. Os poucos recursos monetários de que dispomos foram recolhidos até recentemente apenas como contribuições voluntárias por parte dos nossos membros. Para garantir a capacidade de crescimento e a sustentabilidade deste esforço estamos a preparar canais transparentes para que a associação possa receber doações por parte de cidadãs e cidadãos que queiram potenciar o nosso trabalho.
Porque se associaram a partidos para a candidatura nestas Autárquicas?
Somos cidadãos comprometidos com a democracia e os partidos políticos são organizações designadas constitucionalmente para organizar e para exprimir a vontade popular. Faz sentido construir movimentos claramente mobilizadores, abrangentes, capazes de trazer energia. Queremos construir um relacionamento saudável e descomplexado. O sucesso da candidatura será amplamente potenciado pela constituição de uma coligação tão alargada quanto possível.
Como foram escolhidos os partidos que formam a Coligação Evoluir Oeiras?
Partindo da convicção de que os valores por que lutamos são largamente transversais a todo o espectro político, encetámos contactos junto de todos os partidos que manifestamente têm lutado por eles. Desafiámo-los a unirmos recursos para criar um arco político capaz de construir e lutar por uma alternativa ecológica, humanista e transparente às poderosas forças políticas que têm estado instaladas no concelho há décadas. Três partidos souberam ler o momento e aceitaram este desafio: o LIVRE, o Volt e o Bloco de Esquerda. Outros partidos optaram por correr sozinhos, tendo no entanto manifestado simpatia pela nossa iniciativa. São nossos aliados, apesar de concorrermos em paralelo.
Como é que o movimento se relaciona com a Coligação Evoluir Oeiras?
A ideia da formação da coligação, os esforços para a agregar, as linhas programáticas base e a iniciativa das negociações partiram do Movimento Evoluir Oeiras. Por essa razão, a coligação assumiu o nome do movimento. A premissa fundamental foi a de constituir uma candidatura baseada nos nossos valores, liderada por pessoas do movimento, com base numa distribuição dos lugares elegíveis coerente com o peso político das várias partes. Trabalhamos desde então de forma próxima, num espírito de colaboração mútuo. O movimento mantém o trabalho independente de escrutínio do executivo atual e de construção de soluções alternativas, com o qual contribui para a definição das propostas da coligação. As cabeças de lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, entre outros candidatos, são pessoas indicadas pelo Movimento Evoluir Oeiras.