EvoluirOeiras-webinar10Fev20201

Recentemente criado, este movimento, pretende refletir e posicionar-se sobre um novo modelo de desenvolvimento para o Concelho, com políticas urbanas centradas nas pessoas e nas comunidades, que dá voz e reconhece a importância da participação de todos os cidadãos na vida do concelho.

O tema desta 2ª conversa é Participação Pública e Governança em Oeiras. Temos 3 convidados, os três residentes no Concelho e vamos ouvir as suas opiniões e experiências ligadas a iniciativas de cidadania ativa.

Que participação pública devem ter os cidadãos de Oeiras num Concelho de futuro, que se quer virado para as pessoas, para as suas necessidades e preocupações. Que iniciativas deve o Conselho implementar e dinamizar de forma a envolver os cidadãos e faze-los parte ativa da resolução dos problemas e atividades do Concelho. Deve o executivo eleito ouvir a população antes da execução de grandes e controversos projetos?

Os participantes foram o Bernardo Campos Pereira, Co-autor e membro do movimento “Ciclovia na Marginal” vencedor do Orçamento Participativo de Oeiras em 2014 (Ciclovia na Marginal) e 2019 (Ciclovia Algés-Alfragide), ambos nunca executados pela CMO; André Cid Lauret, membro inicial da “Assembleia Popular de Algés” que deu origem à “Fábrica de Alternativas” (2013), do “Desafiar Algés” e outros projectos; e Helena Abreu, fundadora do “Desafiar Algés”. A conversa foi moderada pela Mónica Albuquerque, membro da Direcção da Associação Cidadãos por Caxias onde tem exercido cidadania ativa nos últimos 2 anos.

Pode ver a conversa que aconteceu na 4ª-feira, 10 de Fevereiro, no nosso canal de Youtube.

EvoluirOeiras-webinar10Fev20201