A proposta 34 à edição 2021 do Orçamento Participativo de Oeiras avança com um canal para bicicletas, confortável e seguro para todos, que ligue o centro da Vila de Paço d’Arcos ao limite Oeste do município, nos Lombos Norte.
Um canal para bicicletas, confortável e seguro para todos, significa que nem sempre haverá a necessidade de criar infraestrutura dedicada e segregada. Com baixas velocidades e fluxos muito reduzidos, pode ser viável a partilha de via, mantendo assim o custo de execução do projecto por um valor mais baixo.
Esta ligação tem um enorme potencial de captação de utilizadores de bicicleta, num eixo em que já se observa um volume considerável de bicicletas em circulação. Liga, a Oeste, bairros do município com elevada densidade populacional – Quinta do Marquês e Quinta das Palmeiras – à estação CP de Oeiras, e às vilas de Oeiras e Paço d’Arcos. Também facilita o acesso de bicicleta a outras zonas de muita população, como toda a zona da Figueirinha, ou o bairro J Pimenta, convidando os muitos milhares de habitantes desses locais a utilizarem a bicicleta nas suas deslocações ao longo deste eixo.
No fundo, com alguma infraestrutura já existente, permite ligar estes vários bairros a zonas com escolas, transportes públicos, e os centros históricos das localidades do lado poente do município, bem como ao município de Cascais em Carcavelos e, possivelmente, Parede.
Esta proposta tem ainda mais duas vantagens. Por um lado, propõe a melhoria dos canais pedonais, uma vez que haverá algum espaço libertado de circulação automóvel para os modos activos.
Por outro lado, dá o mote para uma transformação há muito necessária no centro da Vila de Oeiras, acabando com o tráfego de atravessamento. Assim, as ruas Marquês de Pombal e Cândido dos Reis deixarão de ter o volume de tráfego que corrói o ambiente das mesmas, ficando limitadas a trânsito local e transportes públicos.
O centro da vila de Oeiras ficará assim mais humanizado, com um espaço público de muito mais qualidade, que atraia pessoas e, assim, dinamize o comércio local e revitalize zonas nobres do município.
É preciso #evoluirOeiras!