OPOeiras2021-gaveta_proposta65

Orçamento Participativo (OP) 2021 volta a recorrer à exclusão de propostas vencedoras

A Evoluir Oeiras Associação vem denunciar mais um processo pouco claro no âmbito da mais recente edição do Orçamento Participativo.

Contra as expectativas que as elevadas votações criaram, a proposta 65 “Queijas Intergeracional e Sustentável” – a mais votada de sempre com mais de 2,000 votos – foi excluída tendo por base a justificação de haver compromissos para o terreno em causa com um privado, pondo fim a um invulgar processo de mobilização das populações de todas as idades. 

O terreno em causa está sobre uma antiga linha de água onde alguns moradores se lembram em tempos de ali “brincarem com a água” e que, por essa razão, teria na opinião dos promotores muito mais interesse para fins de parque verde comunitário, com hortas urbanas.

Para além da proposta 65, a Evoluir Oeiras tem já dados suficientes para informar que as propostas 34 (Ciclovia Lombos-Norte – Paço de Arcos) e a proposta 54 (Naturalização do Vale da Terrugem) foram aprovadas tendo contudo os promotores sido confrontados com locais e soluções totalmente diferentes das aprovadas, sem direito a contraditório no caso da proposta 34.

A Evoluir Oeiras Associação lamenta a incapacidade do executivo lidar com a participação cidadã, tendo ficado uma vez mais provado nesta edição do Orçamento Participativo.