vista da serra de carnaxide

Por nós e pelas gerações futuras

Uma pequena Serra, enormes benefícios para a população – Uma parceria cidadã para a Serra de Carnaxide.

Apesar da movimentação de população, de investigadores, dos próprios media, os responsáveis pela gestão do território não ouvem, não veem… 

imagem de satélite da região Oeste de Lisboa, e localização da serra de Carnaxide

Mas será realmente a Serra da Carnaxide uma área importante para a manutenção do equilíbrio do ecossistema local e regional? Parece realmente que sim. 

A pequena serra de Carnaxide, com cerca de 200 m de altitude e de orientação oeste – este, faz parte de um conjunto de cumeadas que gerem ribeiras e recursos hídricos. Enquadrada a oeste, pela serra de Sintra, maioritariamente solo eruptivo, com os seus cerca de 500m de altitude, a este por Monsanto, próxima dos 230m maioritariamente de calcários e algum basalto, e a Norte a serra da Carregueira, próxima dos 300m e onde nasce o rio Jamor e a ribeira de Caxias designação deste concelho. A ribeira de Algés nasce mais a sul na Colina do Zambujal /Alfragide. 

mapa da serra de carnaxide

As ribeiras que atravessam o concelho de Oeiras, como as de muitos outros concelhos, foram ao longo dos tempos desprezadas, tapadas, entulhadas de resíduos, cujas consequências mais terríveis foram as cheias de 1967.  

As mães de água presentes ainda de forma imponente na Serra de Carnaxide são a prova da sua importância aquífera, e deveriam, sim, serem integradas num percurso de descoberta e preservação do ambiente natural. 

Mas a localização da Serra de Carnaxide, na fronteira entre os concelhos de Amadora e Oeiras, mostra agora uma nova realidade. O que no passado foram as áreas de bairros de lata e clandestinos, hoje são o alvo preferido de urbanizações isoladas cujas autarquias dizem não ser de sua responsabilidade, mas de cujos lucros esperam usufruir. 

serra de carnaxide