Na quarta-feira, 24 de Março, terá lugar mais uma Conversa Evoluir Oeiras. A mobilidade urbana é cada vez mais determinante para a qualidade de vida nas cidades, e em Oeiras é um problema que não parece ter solução à vista. Os transportes públicos do município são claramente insuficientes e deficientes, e o seu potencial para captar utentes fica altamente comprometido por políticas municipais de mobilidade que encorajam e/ ou forçam as pessoas a utilizar o automóvel particular.
Poderá assistir à conversa em directo no nosso canal YouTube ou na nossa página de Facebook, com os seguintes intervenientes:
Convidados
Nuno Gusmão, residente em Oeiras desde 2002, deputado municipal do CDS, vice-presidente da Distrital do CDS de Lisboa e membro do Conselho Nacional, Maquinista-Técnico na Linha de Cascais desde 2002. Formação em logística e transporte e a frequentar Gestão autárquica. Presidente do CDS Oeiras.
Catarina Marcelino é licenciada em Geografia e Planeamento Regional e pós-graduada em Gestão do Território pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1997). Começou a sua vida profissional num município, tendo trabalhado de 1999 a 2016 no Instituto de Mobilidade e Transportes, na área de planeamento, inovação e outros modos de transportes. Em 2016 iniciou funções na Área Metropolitana de Lisboa que se assumiu como autoridade de transportes, como responsável pela Divisão de Planeamento e Coordenação do Departamento de Gestão e Planeamento de Sistemas de Transporte e Mobilidade, destacando-se a implementação do novo sistema tarifário Navegante em 2019 e o lançamento do concurso para o serviço de transporte público rodoviário da AML. Desde 1 de março de 2020 transitou para a recém criada empresa Transportes Metropolitana de Lisboa onde é coordenadora de Sistemas de Transportes do Departamento de Estudos e Planeamento.
Carlos Gaivoto, Engenheiro Mecânico e Mestrado em Transportes pelo IST. Exerce funções na CARRIS, trabalhos no PROTAML 1992, Rede Estratégica de Elétricos de Lisboa 1997/99, equipa Carris/Metro no anteprojeto Algés-Loures, projeto MST. Assessor da Secretaria de Estado de Transportes entre 2006-2009. Representa Portugal nas duas Cost Action TU0603 (BHLS – Bus High Level of Service) e TU1103 (Tram-Urban-Safety) e desde 2019, membro do CSOP (Conselho Superior das Obras Públicas), representando a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA).
Moderação
Patricia Rodrigues, economista, trabalho como consultora na área das telecomunicações.
Com família materna de Paço de Arcos onde até 2006 tinha família próxima e passava muito tempo, viveu em várias cidades: Almada, Seixal, Passau, Ratingen (área urbana de Dusseldorf), Lisboa e, desde 2012, em Oeiras (Carnaxide).
Desde 2019 que é membro do Partido VOLT onde o seu foco tem sido a área Metropolitana e o Distrito de Lisboa.