Cartaz Conversa Evoluir Oeiras Caxias

A Conversa Evoluir Oeiras desta semana será dedicada a Caxias, antiga freguesia do concelho de Oeiras, agora integrada na União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias.

Com um rico património histórico e arquitetónico, Caxias tem grandes potencialidades, mas a sua população confronta-se com vários problemas, como a falta de serviços básicos, e ameaças, como a construção de obras com impacto nas suas vidas.

A conversa terá como oradores:

Carmo Piçarra. Investigadora contratada no ICNOVA/FCSH e professora assistente na Universidade Autónoma de Lisboa. É licenciada, mestre e doutorada em Ciências da Comunicação, pela FCSH-UNL, e, entre 2013-2018, desenvolveu a investigação pós-doutoral “‘Cinema Império’. Portugal, França e Inglaterra, representações do império no cinema”. Foi adjunta da Direção do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (1998-1999) e crítica de cinema em várias publicações, entre as quais o jornal O Independente e a revista Première. É jornalista, programadora de cinema e publicou livros e artigos em revistas científicas.

Nuno Charneca. 45 anos, nascido em Oeiras, a viver em Caxias. Engenheiro Biofísico, Doutorado em Engenharia Geográfica e Geoinformática. Diretor da Startup “InovLabs” que tem por missão levar às escolas públicas de Oeiras um ensino com base experimentalista, em que os alunos aprendem fazendo.

Fernando Lopes. Aposentado. Nascido em Caxias. Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, com interesse e pesquisa em torno da História Local, e colaboração local em movimento de moradores e associação cultural e recreativa.

E Mónica Albuquerque (que também modera a Conversa). Mestre em Ecologia Marinha pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Trabalha na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental portuguesa, em Paço de Arcos e vive em Caxias. Com outros vizinhos, criou a Associação Cidadãos por Caxias, fazendo parte da Direção. É também cofundadora do Movimento Evoluir Oeiras.

Como é habitual, pode assistir a esta conversa na nossa página de Facebook ou através do nosso canal YouTube

siga-nos no YouTube >