Modelos Territoriais e Plano Director Municipal
Na quarta-feira, 31 de março, às 19:00 horas, terá lugar mais uma sessão do Ciclo de Conversas Evoluir Oeiras. Desta vez, iremos discutir modelos territoriais e o Plano Director Municipal. O painel de oradores contará com:
Teresa Marat-Mendes
Professora associada com Agregação em Arquitetura no ISCTE. A sua área de atuação tem incido em particular na Morfologia Urbana, Metabolismo Urbano e Urbanismo Ecológico. Com trabalho desenvolvido em âmbitos internacionais, tem dedicado particular atenção ao estudo da Área Metropolitana de Lisboa desde a perspetiva da Sustentabilidade, relacionando Forma Urbana, recursos naturais (particularmente água e solo) e o sistema alimentar.
João Seixas
Professor e Investigador na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, nas áreas das cidades e metrópoles, dos estudos urbanos, da política e desenvolvimento urbano e territorial. Doutorado em Geografia Urbana pela Universitat Autónoma de Barcelona. Mestre em Urban and Regional Studies pela London School of Economics and Political Science. Foi comissário da Carta Estratégica de Lisboa e coordenador da Reforma Político-Administrativa da capital portuguesa. Comissário da exposição “Futuros de Lisboa”, EGEAC/ Museu de Lisboa, 2018. Consultor do programa URBACT (DG Regio and Urban, Comissão Europeia). Professor convidado em Barcelona (UAB) e Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de diversos artigos científicos de âmbito nacional e internacional. Livros mais recentes: Projecções de Lisboa (coord.) (2018); Em Todas as Ruas (2015); Governação de Proximidade (2014); A Cidade na Encruzilhada (2013); Urban Governance in Southern Europe (coord.) (2012).
Duarte d’ Araújo Mata
Ambientalista desde sempre, encontrou nas ideias de Gonçalo Ribeiro Telles a sua orientação profissional: Arquiteto paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, exercendo como projetista em diversos planos e projetos, com variadas entidades públicas e privadas.
Na última década, na Câmara Municipal de Lisboa, tem trabalhado na área das políticas públicas ambientais, nomeadamente na articulação entre a estratégia climática, a promoção da biodiversidade urbana e a implementação da infraestrutura verde na cidade, tendo participado nas candidaturas de Lisboa a Capital Verde Europeia, no projeto LIFE LUNGS e ainda na gestão do projeto H2020 CONEXUS.
Residente em Paço de Arcos desde 2008, apanha o comboio para ir para o trabalho mas lamenta ter que recorrer ao carro para as deslocações dentro de Oeiras. Queria ter uma horta urbana mas o mais perto que encontrou foi já no concelho de Sintra. Quer mudar este estado de coisas e por isso é cofundador do Movimento “Evoluir Oeiras”.
Carla Castelo (moderadora)
Cofundadora do movimento Evoluir Oeiras. Anunciou no passado dia 21 de março a sua disponibilidade para encabeçar uma candidatura à Câmara Municipal de Oeiras com outras cidadãs e cidadãos, e aberta a todas as forças políticas democráticas que não se revejam nas políticas e na postura do atual executivo municipal.
Está a fazer o doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Novas de Lisboa em 1993, e concluiu uma pós-graduação em Ciências e Tecnologias do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa em 2006. Foi jornalista durante 28 anos.