A Associação Evoluir Oeiras realizou a sua participação no âmbito da consulta pública ao pedido de alteração ao Alvará de Loteamento 22/88, Pº. 1423/1983, requerido por Synthesis Galaxy, SA, referente ao lote 14, sito em Outurela/Portela, da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas e correspondente à Quinta do Paizinho – edifício da antiga Sumolis. Consulte o documento aqui.

Efetuámos reclamação pela dificuldade no processo de consulta pública e das condições de acesso ao processo e identificámos os problemas. Apresentámos reclamação porque o projecto não considera a multifuncionalidade nem a requalificação local, e é uma oportunidade perdida para a requalificação daquela zona degradada da Ribeira de Algés. Não traz nada de realmente novo e agrava alguns problemas, nomeadamente ao nível da mobilidade, vai trazer mais automóveis, mais poluição e gases com efeito estufa, mais ruído e mais problemas de perigo rodoviário para uma zona já sobrecarregada. Ao contrário do que é indicado no PDM de Oeiras, o projeto não propõe nem incentiva a multifuncionalidade nem a requalificação da zona. Resumindo, é pouco ambicioso por parte do promotor e também por parte do Município.
A Evoluir Oeiras tem por finalidade promover a participação cívica, a transparência, a boa governação e a sustentabilidade no âmbito da atuação do município de Oeiras, visando a concretização de um modelo de desenvolvimento fundado em valores de respeito e preservação do ambiente, respeito e valorização das pessoas, cidadania e transparência.
Junte-se a nós! Torne-se associado ou se já é associado traga um amigo.
Oeiras, 1 de Novembro de 2022
A Direção da “Evoluir Oeiras – Associação”