Tendo tido conhecimento do contrato que a CM Oeiras celebrou com a empresa “Jupiter Wisdom” com o objetivo de avaliar suposta informação e desinformação encontrada ou disseminada nas redes sociais, a Associação Evoluir Oeiras demonstra a sua perplexidade por tal contrato. Levanta-nos as maiores perplexidades que, a um mês das autárquicas, e preparando-se um novo mandato, tenha sido importante contratar um serviço com este âmbito – o de analisar a “desinformação das redes sociais” – baseado na “queda sucessiva de Oeiras nos rankings que avaliam municípios quanto à capacidade de captação de empresas e negócios”.
Com este objeto pergunta-se o que pretendia exatamente o executivo ao celebrar um contrato desta natureza?Estarão os cidadãos de Oeiras salvaguardados ao nível da proteção de dados a que têm direito?
É exatamente por causa das políticas e apostas de “Oeiras Valley” assentes na dispersão territorial, na dependência crescente do automóvel e na especulação fundiária, que as empresas começam a procurar outro tipo de localizações para se instalarem, facto a que episódios desta natureza não vêm contribuir para melhorar a reputação do concelho.
Em articulação com os membros da Evoluir Oeiras eleitos pela Coligação Evoluir Oeiras na Câmara e Assembleia Municipal, estamos a recolher os dados que permitam tomar uma posição de fundo sobre esta matéria, sendo que o recurso ao pedido de auxílio a todas as instituições ao serviço do estado democrático estão naturalmente em cima da mesa.
Nota: Como não está a ser possível há vários dias aceder ao contrato em causa na plataforma de contratações públicas (https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7826498), anexa-se o documento.
A Direção da Evoluir Oeiras Associação