Evoluir Oeiras vista panorâmica

A Associação Evoluir Oeiras tem a referir o seguinte sobre o ato eleitoral do passado dia 26 de Setembro:

  • O ato eleitoral decorreu sem incidentes de registo, mas a campanha foi perturbada por inúmeros incidentes de desrespeito reiterado da legislação eleitoral, pelo que são públicas inúmeras queixas que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu provimento contra o ainda candidato Isaltino Morais;
  • A taxa de abstenção aumentou face a 2017, sendo que  aproximadamente metade dos eleitores inscritos não votou, tornando o escrutínio da ação política em Oeiras mais frágil por falta de comparência num momento tão importante.

A reeleição de Isaltino Morais, com uma maioria confortável de vereadores (oito em onze, pese embora a perda de cerca de 7.000 votos face ao conjunto das duas listas INOV e IOMAF, rivais na disputa eleitoral pela liderança da Câmara Municipal, mas rapidamente juntas, ao longo dos últimos quatro anos, no exercício do Poder em Oeiras), constitui para a Evoluir Oeiras motivo de preocupação, face ao trabalho desenvolvido ao longo deste mandato que consideramos pouco rigoroso, despesista, ambientalmente insustentável, gerador de desigualdades, dificultador da participação dos cidadãos e pouco transparente. Em suma, é uma reeleição que não garante um Concelho alinhado com políticas verdes, de futuro, em torno dos grandes desígnios do séc. XXI.

Foi pela tentativa de mudança de paradigma, que a Evoluir Oeiras promoveu uma mudança cívica na sociedade de Oeiras, iniciando um processo de convergência, no sentido de influenciar as decisões, aumentar a participação cidadã e promover a divulgação da atividade municipal para lá das opiniões quase generalizadas baseadas exclusivamente nas versões oficiais do município.

A Coligação Evoluir Oeiras formou-se com base neste repto de cidadania e juntou partidos com independentes, tendo sido um movimento inovador, ecologista e progressista nestas eleições. Foi, aliás, a força que marcou a agenda da campanha com os temas que elegeu como prioritários.

O crescimento deste movimento e a adesão às suas ideias foram notórios, apesar da reduzida cobertura mediática dada pelos órgãos de comunicação social.

É, pois, com satisfação que a Evoluir Oeiras – Associação vê os resultados da Coligação Evoluir Oeiras, que atingem os objetivos traçados com a eleição de uma Vereadora, três deputados municipais e cinco eleitos para as assembleias de freguesia.

Daqui se saúdam os nove representantes deste projeto que tentarão, com as forças democráticas que entenderem convergir, promover um quadro de transformação positiva de Oeiras face a um futuro sustentável, inclusivo e democrático e, por essa razão, próspero.

A Evolução que ambicionamos para Oeiras é feita no quadro democrático que pretendemos ajudar a construir.  É preciso Evoluir Oeiras.

A Direção da Associação Evoluir Oeiras.