A Associação Evoluir Oeiras lamenta profundamente a perda de uma vida ocorrida nesta noite de chuvas intensas no Concelho de Oeiras.
Não podemos contudo deixar de lamentar igualmente as declarações do Presidente da Câmara que, perante a dimensão da impermeabilização em curso na bacia das Ribeira de Algés e da Ribeira da Outurela, referiu que esperava cheias em Tercena por responsabilidade do escoamento vindo do Município vizinho de Sintra.
Denunciamos a forma irresponsável como os decisores políticos do Município de Oeiras olharam para os resultados dos estudos da Universidade de Lisboa para a implementação de um Plano de Adaptação às Alterações Climáticas. Este continua disponível para consulta de todos na Internet mas escondido numa gaveta municipal para efeitos de tomadas de decisão territorial respeitantes, por exemplo, à qualificação do uso do solo, à gestão das bacias hidrográficas e à impermeabilização de terrenos.
A este propósito, e só para falar da bacia que afeta Algés, refira-se a título de exemplo a inauguração do mais recente edifício “World Trade Center” ou as aprovações com obras já em curso junto ao Parque Urbano de Miraflores ou, mais a montante, a localização de vários empreendimentos na área da Serra de Carnaxide, incluindo o edifício municipal do Alto da Montanha, áreas que representam importantes espaços de retenção e infiltração de águas e com influência para o comportamento hidrológico.
A dimensão do desconhecimento do que está em causa toma proporções absurdas quando este executivo pretende construir um túnel rodoviário na praia de Santo Amaro de Oeiras, na foz da Ribeira da Laje, em plena confluência de áreas de galgamento oceânico e leito de cheia da ribeira.
A forma como têm sido aprovados inúmeros empreendimentos em várias áreas sensíveis, face às perspectivas de agravamento de fenómenos extremos de pluviosidade por via das alterações climáticas, mostra a urgência da implementação de soluções de preparação para este fenómeno a que, de forma quase inconcebível, a autarquia insiste em ignorar.
Oeiras, o8 de Dezembro de 2022
A Direção da “Evoluir Oeiras – Associação”