cartaz conversas descarbonizar Oeiras

Sabemos que as alterações climáticas são um desafio global que tem de ser enfrentado localmente, e todos os municípios têm a obrigação de dar um contributo para conter o aumento da temperatura média global e as suas consequências.  
Na próxima quarta-feira, dia 14 de abril às 19h00, vamos discutir caminhos possíveis e absolutamente necessários para reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa no concelho de Oeiras. Carla Castelo, cofundadora do movimento Evoluir Oeiras, conversa com Gonçalo Cavalheiro, consultor em Alterações Climáticas; Júlia Seixas, Professora da FCT NOVA na área da Energia e Clima; e Sofia Santos, economista especializada em financiamento verde, climático e sustentável.

Poderá assistir em directo, no nosso canal de YouTube ou pela nossa página de Facebook. A emissão também ficará disponível nestas plataformas para visionamento posterior.

Gonçalo Cavalheiro é consultor em alterações climáticas. Possui uma licenciatura em Relações Internacionais e tem 20 anos de experiência profissional em vários aspetos da política das alterações climáticas: adaptação, mitigação, monitorização de emissões e mecanismos de redução de emissões de gases com efeito de estufa. Entre outras experiências profissionais, coordenou a elaboração do Plano Regional para as Alterações Climáticas dos Açores. Entre outros, trabalha atualmente com vários organismos internacionais, incluindo a nível das Nações Unidas e com governos de vários países como Sérvia, Macedónia do Norte e Vietname. 

Júlia Seixas é Professora da Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Nova de Lisboa. Coordena o grupo Energia e Clima do centro de investigação CENSE, dedicado à transição e transformação de sistemas energéticos para a neutralidade carbónica, e ao futuro das cidades. É membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Coordena estudos de apoio a políticas públicas de mitigação climáticas há mais de 20 anos, incluindo a coordenação da modelação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (2919). Coordena o Climate-KIC Hub Portugal desde 2016. É presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente desde março de 2017. Tem mais de 60 publicações em revistas científicas internacionais.


Sofia Santos 
é diretora Executiva da SystemicSphere, economista, especializada em financiamento verde, climático e sustentável com 24 anos de experiência profissional. Tem um Doutoramento sobre o papel da banca na promoção da sustentabilidade e é analista certificada de ESG pela European Federation of Financial Analysts. Iniciou a sua carreira no Merryl Lynch em Londres em 1997 no Research Department. De regresso a Portugal criou as sua próprias empresas de consultoria tendo trabalhado na área da sustentabilidade, em Portugal, Angola, Cabo Verde e Guiné, com empresas, autarquias, associações e universidades. Atualmente é também consultora para o Green Climate Fund das Nações Unidas para a região de Africa, é membro do Comité de Investimento do Fundo para a Inovação Social e é Presidente da Mesa da Assembleia Geral das Águas de Portugal. Entre 2018 e 2019 foi técnica especialista no Gabinete do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, em Portugal, para os temas do financiamento sustentável e financiamento verde/climático. De 2016 a 2018 foi Secretária-Geral do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. Dá aulas no ISEG e na NOVA SBE. É Co-Coordenadora do curso para executivos de Sustainable Finance do ISEG. Publicou 6 livros sobre economia verde e circular, gestão sustentável e finanças sustentáveis.