É lançado esta quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, um novo movimento de cidadãos no concelho de Oeiras. Evoluir Oeiras junta munícipes com diferentes formações académicas e percursos profissionais, idades e origens, que não se reveem na forma como o concelho tem sido gerido, sem preocupações com a qualidade de vida, a mobilidade sustentável, o ordenamento do território e a mitigação e a adaptação às alterações climáticas.
O movimento Evoluir Oeiras defende políticas locais centradas nas pessoas, investimento no transporte público confiável e frequente, construção de vias pedonais e cicláveis, habitação para os jovens e a classe média, e a preservação e regeneração da natureza no concelho.
Numa altura em que o município se tem fechado sobre si próprio, recusando aos cidadãos o acesso a informação relevante sobre obras e projetos, que afetam a vida de todos os munícipes, os cidadãos exercem o seu direito à cidadania e exigem mais transparência e respeito.
Evoluir Oeiras apresenta-se como um espaço de participação dos cidadãos na discussão e apresentação de propostas para um concelho mais verde, intergeracional, democrático e socialmente inclusivo.
Além de visitas e conversas sobre temas importantes no concelho, Evoluir Oeiras irá apresentar um programa com propostas para um concelho responsável e com futuro, que não vive de mais betão e alcatrão, que não promove o plástico e o carro como forma de estar, que valoriza as pessoas, as potencialidades do território, o emprego seguro, a saúde, o bem-estar, a natureza, a comunidade local, a participação e a educação. Porque Oeiras tem de evoluir e não ficar amarrada aos modelos de cidade dos anos 80 do século XX.
O lançamento do movimento a 13 de janeiro é simbólico pelo que este dia representa para Oeiras. Em 1894, e durante 4 anos, o concelho de Oeiras deixou de existir como tal, tendo sido restabelecido a 13 de janeiro de 1898.
Pode ler o nosso manifesto neste link.