Obras da Quinta da Giestas

A Zona especial de proteção (ZEP) à Casa Lino Gaspar, Monumento de Interesse Público, no Alto do Lagoal, foi fixada por Jorge Barreto Xavier, quando era Secretário de Estado da Cultura, em 2012. Mas, está a ser arrasada sem que haja qualquer preocupação da Câmara Municipal de Oeiras em proteger a envolvente do Monumento, classificado pelo valor patrimonial que tem.

Quinta das Giestas - vista aérea - antesQuinta das Giestas - vista aérea - depois
Quinta das Giestas – vista aérea – antes e depois destas obras

Em Oeiras Valley, por mais que os seus defensores tentem defender o contrário, havendo interesses imobiliários em jogo, o interesse público, nas suas vertentes ambiental ou cultural, é secundário. O intenso e dispendioso marketing com a marca Oeiras27 é um esforço do executivo municipal para tentar camuflar esse desprezo.

A Quinta das Giestas é um conjunto notável patrimonial, encerrando ainda uma construção icónica da arquitetura modernista portuguesa, a “Casa Lino Gaspar”, do arquiteto João Andresen, concluída em 1955. Mais informação no seguinte link: http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx

Apesar da casa “ainda” se manter intacta com as atuais obras, o grau de intervenção só não acabou com a casa. Toda a Zona Especial de Proteção ficou neste “estado” (conforme imagem). Uma ZEP assinada por Jorge Barreto Xavier, atual Comissário da Oeiras27, na altura Secretário de Estado da Cultura! https://dre.pt/application/conteudo/2213757.

Mais informação: https://100of20.innovaconcrete.eu/casa-lino-gaspar-lino…