Foi apresentada esta segunda-feira, 14 de junho, a candidatura às eleições autárquicas 2021 que nasceu de um repto de cidadania do movimento Evoluir Oeiras, e que junta os partidos políticos Bloco de Esquerda, LIVRE e Volt numa Coligação que quer ser um sinal de esperança para uma mudança positiva em Oeiras.

A apresentação da candidatura foi feita por António Perez Metelo, mandatário da Coligação EVOLUIR OEIRAS, que recordou o anúncio que Carla Castelo, o rosto do movimento cívico Evoluir Oeiras, fez no passado dia 21 de março, quando se disponibilizou para encabeçar uma candidatura à Câmara Municipal de Oeiras, tendo depois iniciado conversações com sete partidos políticos.



Falaram depois Patrícia Rodrigues do Volt, Tomás Cardoso Pereira do LIVRE e David Ferreira do Bloco de Esquerda.
O evento foi encerrado pela candidata independente à Câmara Municipal de Oeiras, Carla Castelo, que começou por dizer ao que vem: “estou aqui para dar voz a um movimento de cidadania, o Evoluir Oeiras, que nasceu exatamente para promover o debate de ideias e soluções para um futuro melhor, para nós e para os nossos descendentes”.

A candidata sublinhou que esta Coligação mostra que “é possível juntar forças, sem sectarismos, para conceber um futuro melhor – mais equilibrado, mais plural e mais democrático” e resumiu as linhas programáticas da Coligação, nas áreas da habitação e coesão social, espaço público e mobilidade, economia, cultura, governação e transparência. O programa que está a ser elaborado será apresentado nas várias localidades do concelho, para poder ser enriquecido com contributos e sugestões dos oeirenses.

Algumas frases-chave daquela tarde:
“Esta é uma candidatura que partiu de um imperativo ético e de um sobressalto cívico.”
Carla Castelo, Candidata independente | Coligação EVOLUIR OEIRAS
“Só uma força coletiva pode ser a voz popular contra as injustiças, chega do individualismo, do culto ao líder, das promessas e jogadas de bastidores.”
David Ferreira, Bloco de Esquerda | Coligação EVOLUIR OEIRAS
“Esta coligação nasce com um propósito muito claro: acabar com o pacto do betão, do alcatrão e da opacidade que Isaltino Morais impôs ao Concelho de Oeiras nos últimos 35 anos. Para isso temos de criar e implementar um Novo Pacto Verde para Oeiras.”
Tomás Cardoso Pereira, LIVRE | Coligação EVOLUIR OEIRAS
“Oeiras tem conhecimento e capital humano para liderar a transição para uma Economia Sustentável, com elevados padrões ambientais e sociais, só precisa de vontade política.”
Patrícia Rodrigues, Volt | Coligação EVOLUIR OEIRAS
fotografias: © Hervé Hette | www.hervehette.net