Na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, falamos sobre a importância da diversidade biológica nas nossas vidas, em mais uma sessão do ciclo de Conversas Evoluir Oeiras.

O valor intrínseco da natureza, os serviços que ela nos presta, e porque importa preservar a riqueza e a variedade do mundo natural, perante ameaças como a expansão urbana e a poluição, são alguns dos tópicos da Conversa “Biodiversidade, porque a queremos?”, a partir das 19h00. São nossas convidadas:

Helena Freitas doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA. É professora catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, cujo Conselho Científico integra. Foi presidente da Liga para a Protecção da Natureza e primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra, diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia e vice-presidente da Federação Europeia de Ecologia.

Ana Marta Paz é Engenheira Agrónoma, doutorada em engenharia do ambiente e da energia, trabalha atualmente em ciência do solo no polo de Oeiras do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com especial interesse na conservação das funções do solo e sua relação com as alterações climáticas. Já integrou diferentes direções da Liga para a Protecção da Natureza, acompanhando atualmente o pelouro de agricultura e conservação.

Teresa Belmonte Travassos é licenciada em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia. Frequentou o Mestrado em Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É técnica superior na Câmara Municipal de Lisboa desde 1995, onde trabalhou para o Plano Especial de Realojamento e Plano de Urbanização do Alto do Lumiar. Presentemente exerce actividade na gestão e manutenção de estrutura verde. Reside em Oeiras desde 2002, e é cofundadora do Movimento Evoluir Oeiras.

A Conversa será conduzida por Mónica Albuquerque, licenciada em Biologia, em 2006, e mestre em Ecologia Marinha pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2014. Trabalha na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental portuguesa onde foi assessora de Biodiversidade marinha na equipa do Projeto [email protected] – Sistema de Inventariação da Biodiversidade Marinha do Ministério do Mar durante 8 anos. Atualmente dedica-se à biologia do mar profundo, à educação e comunicação de ciência. É cofundadora do Movimento Evoluir Oeiras e de outros grupos de cidadãos.

Como habitualmente, poderá assistir em directo a mais uma Conversa Evoluir Oeiras no nosso canal de YouTube ou na nossa página de Facebook. Também pode assistir directamente através da janela de vídeo seguinte: