A Associação Evoluir Oeiras submeteu esta segunda-feira, dia 25 de setembro, a sua participação no âmbito da Consulta Pública do Loteamento da Fundição de Oeiras, agregando contributos de vários especialistas e membros. A Consulta Pública é promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o promotor do projeto é a empresa Efeito Previsto e a entidade licenciadora é a Câmara Municipal de Oeiras.
As preocupações mais prementes com o excesso de densidade e impactos volumétricos, bem como os impactos na rede viária mantêm-se, face a soluções anteriormente propostas.
Consideramos que o loteamento em consulta pública até amanhã, 26 de setembro, irá agravar vários problemas e, por conseguinte, ameaça degradar a qualidade de vida de quem reside e/ou trabalha na zona.
Apesar da intervenção ter como situação de referência uma área fortemente impermeabilizada, resultante de usos edificados obsoletos, a sua conversão não pode ser pretexto para a densificação excessiva, geradora de impactes múltiplos não suficientemente avaliados, explicitados e monitorizados no Estudo de Impacte Ambiental. A falta de alternativas ao projeto não é fundamentada.