António Bagão Félix, economista e ex-ministro, demonstra o seu apoio ao Movimento Cívico Evoluir Oeiras com a calorosa mensagem que a seguir transcrevemos.
“Não sou munícipe de Oeiras, mas acompanho com interesse a vida deste importante concelho. Neste contexto, li, atentamente o manifesto do movimento “EVOLUIR OEIRAS”, protagonizado por Carla Castelo. Vi nele um desafio corajoso, estimulante e abrangente, em favor de uma visão humanista, solidária, participativa, que assume o valor da natureza, em todas as suas vertentes, como um aliado e não como um adversário ou um estorvo.
Uma visão que pode servir de matriz para, em Oeiras e noutros concelhos, se projectar um desenvolvimento integral e pluridimensional, refutando a ideia da natureza como meramente instrumental ou adjacente. Um desenvolvimento que não tenha apenas associada a contabilidade do crescimento e da “betonização”, e que seja fortalecido pelo reforço da responsabilidade social e comunitária e por uma maior densidade ética. Um desenvolvimento que não descure cada um dos seus pilares: a sustentabilidade social, demográfica, geracional, ambiental e cultural. Um desenvolvimento que não se limite à primazia obsessiva da lógica estrita do curto-prazo, e que invista na educação para a aliança entre a comunidade e o ambiente.“
Agradecemos pois este reconhecimento pelos princípios e valores que defendemos, e pela missão a que nos propomos de Evoluir Oeiras.
