O movimento Evoluir Oeiras organizou um evento comemorativo do 25 de abril com uma homenagem a Olga Maria Alves, uma vítima da PIDE, para ter lugar, às 12h00 deste domingo, junto ao monumento aos antigos presos políticos em Caxias. 

Soubemos depois que a Câmara Municipal de Oeiras iria realizar a sua cerimónia de comemoração do 47º aniversário do 25 de Abril no mesmo local, às 10h00. Como o nosso evento era às 12h, não se sobrepunham e mantivemos o combinado. Apesar de ser um local público ao ar livre, pedimos autorização prévia à Autoridade de Saúde e obtivemo-la.

Na sexta-feira, passámos no local e vimos estarem a montar uma grande tenda (as previsões meteorológicas eram de precipitação) para abrigar a cerimónia municipal. Perguntámos ao responsável da montagem quando iriam desmontar a tenda, e foi-nos dito seria apenas na segunda-feira.

Ora, quando no domingo dia 25, às 11h45, nos preparávamos para o nosso evento os trabalhadores estavam a começar a desmontar tudo, pois receberam nova ordem e foi-lhes mandado desmontar àquela hora. Sugeriram-nos para irmos para outro sítio.

Durante o nosso evento por vezes era difícil ouvir devido ao ruído da desmontagem antecipada da estrutura metálica, mas a voz da cidadania falou mais alto e cumprimos o que nos levou a Caxias: celebrar a revolução dos cravos e homenagear Olga Maria Alves.

siga-nos no YouTube >