evoluir oeiras paisagem natural, prédios, rio, bugio

MANIFESTO EVOLUIR OEIRAS

AMBIENTE, CIDADANIA, TRANSPARÊNCIA

Somos um movimento de cidadãos de Oeiras, mobilizado por um novo modelo de desenvolvimento para o concelho, em que a prosperidade económica aconteça a par do desenvolvimento social e humano, fundada em valores de regeneração do ambiente, de cidadania e de transparência.  

Evoluir Oeiras
Mais verde, democrática, participativa e socialmente inclusiva.

Oeiras Natural
Determinada na abertura de corredores ecológicos, privilegiando a ligação ao mar e valorizando a biodiversidade como elemento essencial para o bem-estar das populações.

Oeiras Humana e Participada
Uma autarquia com políticas urbanas centradas nas pessoas e nas comunidades, que dá voz e reconhece a importância da participação de todos os cidadãos na vida do concelho.

Oeiras Cidade Aberta e Integradora
Oeiras de portas abertas a acolher a diferença, apostada nos valores da tolerância, da participação ativa de todos os cidadãos, sem discriminação, promovendo generosamente o usufruto dos seus serviços e equipamentos.

Oeiras Transparente
Um município que combate a corrupção e o compadrio, focado em canalizar os investimentos públicos ao serviço do bem comum e da justiça social, defendendo políticas equitativas, valorizadoras dos fatores humanos, ambientais, económicos, culturais, sociais e territoriais do concelho.

Oeiras Renovável
Um município empenhado na transição para as energias renováveis, na redução das emissões de gases com efeito de estufa e na adaptação do território às alterações climáticas, numa lógica preventiva e de proteção das pessoas e bens.

Oeiras Modelo
Um município que se afirma como dos melhores exemplos de cidades de média dimensão em Portugal, na Europa e no Mundo, colocando em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e reativando o empenho municipal no Pacto de Autarcas da Comissão Europeia, de mãos dadas com os compromissos de justiça climática.

Oeiras Responsável
Um município que cuida da qualidade do ar e da saúde pública, aposta no transporte público fiável, moderno, pontual e frequente, na bicicleta e no andar a pé, em ruas seguras e na mobilidade partilhada ativa e elétrica.

Oeiras Cuidadora
Um concelho inclusivo, ao serviço dos mais velhos, frágeis, crianças e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, combatendo a carência, o isolamento e o desamparo, promovendo o investimento na saúde mental.

Oeiras Ativa
Um território que fomenta atividades e modalidades desportivas em contacto com a natureza, apostado na qualificação de espaços públicos, estimulantes para a saúde física e mental, e no desfrutar da Marginal pelas famílias em tranquilidade e segurança.

Oeiras Educadora e Culta
Uma autarquia que educa pelo exemplo e para o bem comum, de olhos postos no futuro, apostada no trabalho com os mais jovens e as escolas, através da promoção da arte e da cultura.

Oeiras Local
Um concelho independente face a marcas e a estratégias de especulação, apostado na animação dos seus centros históricos, no comércio tradicional, mercados de bairro, hortas e produção local. 

Oeiras Reabilitada

Uma autarquia que incentiva a recuperação urbana e promove habitação a custos controlados para a classe média.

Oeiras Metropolitana
Oeiras no coração da Área Metropolitana de Lisboa (AML), em comunicação e colaboração ativa com os municípios vizinhos, em matérias essenciais para a região, capaz de participar e propor projetos de futuro.

Oeiras Descentralizada
Um concelho que dá às suas freguesias, como entidades mais próximas da população, as competências, estatuto e meios para que possam responder, em muitas valências, de forma independente e descentralizada às necessidades dos seus fregueses.

Oeiras Inteligente
Um município referência na gestão do investimento público, onde a geração do emprego tecnológico caminha a par das opções do século XXI pela eficiência energética, pelas energias renováveis e pela economia circular.

Oeiras para o futuro e com futuro, promotora de um modo de vida equilibrado, com menos betão, menos alcatrão e menos automóveis; apostado na valorização das pessoas, das potencialidades do território, do emprego seguro, da saúde e do bem-estar, da natureza, da comunidade local, da participação e da educação. Porque Oeiras Evolui!